sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EU SÓ NÃO SEI “ISPAIÁ” NA CARA!


Reunidos estivemos neste final de semana, no III Encontro de Casais com Cristo (ECC). Trata-se de um movimento da igreja católica que visa reavivar, reacender, o amor no seio das famílias católicas, a partir do encontro entre casais, num verdadeiro encontro com Cristo Eucarístico. Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro ocorre na Escola Estadual Maria Laura de Assis. Com duração de três dias, tem seu encerramento no domingo, culminado com a celebração da santa missa.
O padre Adauto Alves Vieira, pároco da paróquia de Nossa Senhora Santana, incentivador do movimento, trouxe-nos da paróquia de Palmeira dos índios. Foi o celebrante da missa de encerramento no domingo. Sua brilhante homilia vem nos inteirar mais e mais de como o mês de junho é realmente um mês culminado de comemorações importantes para a cristandade. A exemplo de Pentecostes, festa que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria Santíssima.
Coincidência a parte este domingo, traz no breviário litúrgico o dia da Santíssima Trindade, ou seja começamos a semana com o dia das três Pessoas de Deus: Deus Pai; Deus Filho e Deus Espírito Santo. Naquele cair de tarde início de noite, o padre vem-nos dar a conhecer melhor sobre este mistério, de como um só Deus, não sendo matematicamente dividido, mas pessoas divinas possuidoras todas as três, do mesmo poder. É mistério!
Desde jovem ouvi uma história na catequese, que Santo Augustinho de Hipona, meditando sobre o mistério da Santíssima trindade, passeava nas areias da praia, quando viu uma criança recolhendo numa concha, água do mar e a colocava num buraco que fizera na areia. O santo aproximando-se teria perguntado ao pequeno o que ele fazia. Ao obter como resposta, que estaria à colocar toda a água do mar naquela pequena cova no chão, o santo teria dito que tal façanha seria impossível de concretizar. Ao que a criança responderia:
-Será mais fácil eu colocar toda a água do mar neste buraco do que você entender o mistério da Santíssima Trindade.
Dizem que logo em seguida o menino - naturalmente um anjo - teria desaparecido. Ainda sobre a retórica do padre Adauto, dizia o mesmo, que certo padre, que um dia fora seu professor de Latim, hoje seu amigo. Designado pra determinada paróquia no nosso sertão, estaria a preparar um casal de matutos pra o sacramento do matrimônio. E o pároco teria perguntado ao noivo:
-O senhor conhece as três Pessoas de Deus? A Santíssima Trindade?
-Eu sei sim seu padre. Eu só não sei “ispaiá” na cara!


Fabio Campos  (25.11.2011)     20/06/2011No Maltanet 

O RIO SÃO FRANCISCO FOI PARAR EM MACEIÓ!


Por estes dias, entre a paralisação dos funcionários da Educação do Estado e assembléias da categoria, aconteceu na Escola Estadual Mileno Ferreira da Silva, a escolha do livro didático para o ano letivo 2011. De repente o professor de geografia José Maria, chama-nos a atenção pra um fato inusitado: No livro, indicado pelo MEC, “Conexões Estudos de Geografia Geral e do Brasil” dos autores: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, Edição 2010, Editora Moderna, à pagina 246 como nota de roda-pé de fotografia lê-se(idem):
“Figura13.15 Vista aérea do Rio São Francisco em Maceió (AL 2006). Pela importância histórica do Rio São Francisco no processo de ocupação do interior do país e na circulação entre o Sudeste e o Nordeste, esse rio ficou conhecido como o “rio da integração nacional”
Para ratificar o que está sendo dito, uma foto que praticamente toma a página inteira mostra um rio que provavelmente não se trata do São Francisco, margeando uma cidade que notoriamente não é Maceió.

Aproveitamos do mote pra fazer versos:

Do São Francisco a transposição
Lorota que nunca deu em nada
O gaiato aproveita e faz piada
Pela fome do bispo e o Sermão
Se de novo tocar na discussão
Dá em briga isso vai é dá mocó
Levar o rio pro sertão do seridó
É loucura, invenção é fantasia
Doidice num livro de Geografia
LEVOU O SÃO FRANCISCO A MACEIÓ

Imaginemos esse livro, caso seja adotado por professores, menos atento a estas questões. Sendo estes de outras regiões do país, é natural que possa passar despercebido. Nós aqui temos mais condições de perceber pela “intimidade” que temos com o “velho Chico”. Agora imagine um aluno, daquele professor, manuseando o livro com erro, tendo conhecimento de causa, sendo pesquisador ou alagoano. Com muita propriedade comentaria:
-Professor! Presidente Lula foi um presidente realmente macho!
-Por quê?
-Ele pode não ter feito a transposição do São Francisco pro Ceará, mas transpôs Maceió pra o Pontal do Peba!

Fabio Campos 20/11/2011

NOVO ENEM DE NOVO.

Já estou convencido que por trás do Exame Nacional do Ensino Médio, exista uma grande máfia, tentando provar que este método de avaliação e falho, inadequado etc. Não meu caro! Não é que eu ande assistindo filme de espionagem demais. O problema é que, os que se locupletam com a indústria do vestibular, dos cursinhos e coisa e tal, não querem de forma nenhuma perder a mamata. Daí tentarem, através de sabotagem, provar que o exame e fraudulento e sem idoneidade.
Consideremos que, o que devia realmente prevalecer, seria a aprendizagem adquirida ao longo do período que o estudante frequentou a escola, e não num exame apenas. Questões de interpretação de texto são absolutamente inadequadas, ineficazes. Interpretação é coisa muito relativa e individual, cada pessoa vê o mundo de uma forma só sua. Lembro de uma vez que um escritor comentou numa entrevista sobre a poesia “José” de Carlos Drummond de Andrade. Numa outra ocasião o próprio Drummond negaria categoricamente que quisesse dizer aquilo que fora comentado pelo colega. Também Caetano Veloso negaria o que alguém do meio teria comentado a respeito de alguns versos de “Sampa”.
Não queiramos também, cair no ridículo de queremos exames com questões do tipo que fez determinada Universidade nordestina, contava o humorista Espanta:
1)      O Brasil foi descoberto por Pedro Alvares Ca...
a)      bral
b)      brel
c)       bril
d)      brol
2)      Quem descobriu a América foi Cristovão Co...
a)      Lombo
b)      Maminha
c)       Alcatra
d)      Filé
Estávamos fiscal do Enem deste ano. Enquanto aguardávamos o momento da aplicação, professor Geraldo se aproxima, e quer saber de uma colega, com quem a mesma teria sido designada para ficar na sala:
-Quem é tua pareia?
Retrucamos:
-Pareia é pra dançar forró!
-Com quem forma dupla?
-Aí é pra jogar vôlei de praia!
-Quem é seu parceiro?
-Nesse caso é pra relação sexual!
Só lhe restou perguntar assim:
-Então é quem com quem?
Fabio Campos 26.10.2011

QUER PASSAR NO VESTIBULAR?...

 
Estou determinado.  Se minhas duas filhas Monaly e Juliana, passarem no exame vestibular da UNEAL,  a qual se submeteram neste final de semana, raspo a cabeça! Isso para demonstrar o quanto ficarei feliz por elas. Também por expiação, pelo meu acomodamento e atraso. Pois estarão adiantadas em relação ao pai, no mínimo uns trinta anos!
Vestibular foi reportagem de capa da revista “Carta na Escola” edição nº 58 deste mês ( agosto de 2011), o repórter Tory Oliveira deu um mergulho no anais da história dos vestibulares e relata:
“Vestibular cem anos após a criação, a prova tornou-se porta de entrada para o Ensino Superior e passou a determinar a formatação dos currículos escolares. Criado em 1911 pelo ministro da Justiça e Negócios Interiores Rivaldávia Corrêa, o vestibular nasceu da Lei Orgânica do Ensino Superior(...) uma maratona de questões de múltipla escolha que exigiam que o estudante dominasse, uma quantidade imensa de informações e detalhes sobre todo o conteúdo supostamente aprendido durante o Ensino Médio. “
A reportagem de cinco páginas traz informações pra quem quer entender a logística do concurso. Opiniões de especialista, e das instituições mais importantes do país que lidam com esse processo seletivo para ingresso ao ensino superior.
Quem assiste o Talk-show das madrugadas Programa do Jô Soares, diverte-se quando ele dá de iniciar contando as baboseiras colocadas nas redações dos candidatos aos vestibulares da vida. Citava;
“Chego a conclusão que não devemos ser egoístas! Devemos tratar o mundo e as pessoas de forma muito individualista...”
O Serumano... (queria dizer o Ser humano)
Agente não deve... (queria dizer a gente)
 Voltando aqui pra nossa realidade. Fomos encontrar noutro ano, em que fomos fiscais do vestibular, nosso amigo Paulo “fura-Pinico” candidato ao vestibular. Teria ido prestar a prova de paletó, com um broche do brasão da República do Brasil na lapela. Portando sua inseparável mala tipo 007 preta, pesada, e que não tinha mais tamanho. Afobado procurava a sala onde ia prestar a prova. Descobrimos que o mesmo havia assinalado, ser portador de algum tipo de deficiência. Iria ficar na sala dos Especiais. Daí procuramos averiguar qual seria sua deficiência,  visível não era possível identificar nenhuma.
-Paulo qual é sua deficiência? Física?  Mental ou Visual?
-É monetária meu amigo.
E mais, só aceitou fazer a prova numa sala com ar condicionado! Cobrando o tempo inteiro dos fiscais, cafezinho, água gelada e que cuidassem de sua mala sempre que ia ao banheiro.
*Detalhe: No item ; “Informe o seu endereço eletrônico”, Paulo colocou o endereço da sua oficina onde conserta aparelhos eletrônicos avariados na antiga Rua do Fedor próximo ao cabaré. 

Fabio Campos 24/08/2011 No fabiosoarescampos.blogspot,com Conto inédito NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO (Apocalipse 12)

O MOLEQUE TINHA DUAS PROFISSÕES PROFESSOR!


O MOLEQUE TINHA DUAS PROFISSÕES PROFESSOR!

Já faz dez anos que gasto sola de sapatos, a caminho da Escola Estadual Mileno Ferreira pra ali trabalhar na espinhosa, porém auspiciosa função de professor. Ao sair de casa entrego o meu dia e minha jornada na mão de nosso Jesus Cristo. E sigo pra lida diária. Por esse tempo todo, nunca, nada me ocorreu relacionado a algum evento envolvendo meliante, larápio ou coisa desse tipo.
Excetuando à regra, certa feita, ao ter que passar por um grupo de malandros, nas imediações do antigo cabaré de Dona Brejão. Seríamos abordado por um deles. Um rapazote, aparentando estar sob o feito de drogas, pediria ao “coroa”, no caso eu, pra liberar um “troco” que alegou ser pra compra de bebida. Meio constrangido atendemos a solicitação, e seguimos em paz nosso caminho.
Meu filho Joaddan que hoje reside em Maceió, e que na capital alagoana já foi assaltado pelo menos umas duas vezes. A alguns anos passados, à caminho da Escola Mileno Ferreira onde estudava, bem próximo ao local aonde ocorreu àquele fato comigo, teve seu boné subtraído por um moleque de rua. De volta à casa, foi aconselhado a não tomar nenhuma providência relacionada àquele furto, que deixasse pra lá. Como também não reagisse com qualquer tipo de atitude violenta, caso voltasse a ocorrer a ele fato semelhante. Serviu a lição, e meu filho está vivo até hoje, com as graças de Deus.
Professor Luiz Silva, é professor novato na Escola Mileno Ferreira, esta semana contava-nos que mora em Santana do Ipanema há dois anos, e já foi assalto, nada mais nada menos que seis vezes! Apesar da seriedade que o assunto exige, pelo menos um dos casos envolvendo o professor, levou-nos, eu e a seus colegas de trabalho, ao riso pelo modo como ocorreu. Com o devido respeito que tenho ao colega, escusado as desculpas, passo a contar.
Professor foi prestigiar noutro ano, a festividade pela passagem do Dia do Estudante, à Praça da Bandeira. Ali um moleque de rua, cutucando-lhe o braço, pediu um “trocado”, dizendo que era para fazer um lanche. O providencial dinheiro miúdo foi da carteira do professor, para as mãos do pirralho. Alta madrugada volta o professor sozinho pra casa, quando chega às imediações da ponte do Padre, o mesmo moleque, desta feita com uma faca pexeira apontada pro seu pescoço, anunciou o assalto. O professor ao reconhecer o gatuno mirim tenta argumentar:
-Êi rapaz! Não foi você que me pediu dinheiro pra um lanche lá na praça?...
-Foi! Mas lá eu era pedinte, aqui eu sou assaltante!

Fabio Campos 25/11/2011     

PORTUGUÊS VEIO HOJE?


PORTUGUÊS VEIO HOJE?

Visitando a sessão de fotos deste portal, o coração transbordante de saudades, vamos  recordando tempos passados em nossa cidade. Momentos muito bons, ao rever fotos de pessoas do convívio, da nossa infância e juventude.
De uma só “olhada” vemos na tela do micro, figuras de tanta importância na construção de nossa educação, na formação moral e pessoal. Pelo exemplo que deram de seres humanos íntegros, e quanto contribuíram na formação de tantos, que hoje atuam nos mais diversos meios sociais. Algumas dessas pessoas já não estão entre nós, já partiram. Muito embora, em vão não passaram na terra, deixaram seu legado, como exemplos de amor de dedicação, de doação ao próximo.

Estão lá: Professora Maria Laura Chagas de Assis, professora Maria Eunice Noya, professor Gilson Vilela, Dona Cita Aquino, mãe de Raimundo Aquino ( a quanto tempo não nos vemos!).
Estamos realizando pesquisa sobre nossos antigos professores do Grupo Escolar Padre Francisco Correia, para um trabalho de conclusão de curso (TCC). Se você estudou no Grupo Escolar Padre Francisco Correia, entre 1966 e 1971, com certeza fomos colegas de escola. Caso queira nos ajudar, se tem consigo, fotos antiga da escola, ou das professoras, ou sua com nossos colegas, envie pro portal maltanet. Esse acervo muito nos servirá para compor nosso trabalho. Ficaremos por demais agradecidos.

Estas foram do meu tempo: Dona Marinita Peixoto Noya diretora; depois Dona Carmem Azevedo. As professoras: D. Araci de Melo Carvalho, D. Terezinha Carvalho, D. Jarina Carvalho, D. Dione Aquino, D. Marinalva Cirilo, D. Maria de Dota, D. Márcia Telma, D. Laura Chagas, D. Geilsa, D. Vanda e Valdice Rêgo, D. Helena Chagas, D. Maria de Lourdes, D. Marlene Falcão, D. Terezinha Simões, D. Maria Vieira.

Esta última perdemos recentemente. Qual não foi minha surpresa, ao chegar ao velório do amigo “Cuca” o vigilante Pedro Marinho de Lira, ficamos sabendo que naquele mesmo local, estava sendo velado, o corpo da nossa querida professora de infância Maria Vieira, que perda irreparável! Um dia depois eu estaria aniversariando.

Lamento profundamente o que vejo acontecer hoje em dia nas escolas. Um distanciamento muito grande entre professores e alunos, já não existe mais aquele respeito mútuo que tínhamos as nossas professoras. Propositadamente antecedi a cada nome que citei a cima, o pronome de tratamento “Dona”, demonstração do quanto respeitávamos e ainda hoje respeitamos nossas mestras.

Quando um aluno questiona-me o porquê de fazermos a chamada pelo nome, e não pelo número, pois assim seria mais prático. Respondo-lhe: É porque você tem um nome! Você não é um número...
Com tristeza imensa no coração, que vai se revelar nos olhos, presencio alunos de hoje em dia, dirigir-se aos coordenadores pra perguntar, se determinado professor ou professora veio à escola, numa esperança que não tenham vindo, pra não assistir aulas. Inconsciente e inconsequentemente, acabam utilizando vício de linguagem, a Metonímia, “o emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou possibilidade de associação entre eles(wikipedia)”. Caso queiram saber se a professora da língua Portuguesa chegou: Perguntam assim:
-Português veio hoje?
*Fabio Campos 25/11/2011 *É Professor.

Aula Prática

Essa semana o 2º eja noturno da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva teve uma aula prática de física sobre corrente elétrica com o Professor Woshington Luiz.
Vejam os resultados:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Excursão Serra da Barriga

No dia 15 de novembro de 2011 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, acompanhados de três professores José Maria (Geografia), Edineide (História) e Fabiano (Matemática) visitaram a Serra da Barriga situada no município de União dos Palmares em razão do mês da consciência negra, onde receberam informações sobre a história e a cultura do lugar. Também essa excursão vai servir de embasamento e preparação para o projeto da CONSCIÊNCIA NEGRA que está em andamento na nossa escola, onde a culminância será no dia 28 de novembro de 2011.


Valores


A Escola Mileno Ferreira vem incorporando no seu dia-a-dia alguns valores que estão sendo trabalhados com os alunos de uma forma que conscientize esses alunos dos valores e habilidades que nos engrandecem como pessoas humanas e que são aspectos exigidos para a sociedade mais humana.

Alguns valores são:
Disciplina, Limites, Educação, Superação, Compromisso, Amor, Respeito, Confiança, Tolerância, Responsabilidade, União, Alegria, Solidariedade, Fé, Amizade, Ética, Honestidade, Paz, Justiça, Liberdade, Organização.
O assunto está sendo discutido em sala de aula.
Cartazes foram confeccionados pelos alunos, também um mural de avisos do 2º ano A para alertarem sobre os compromissos a serem cumpridos:






sábado, 12 de novembro de 2011

PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC) foi lançado pelo governo federal para ampliar a oferta de educação profissional aos brasileiros e às brasileiras.

O SENAI Alagoas é um dos principais parceiros do Programa, oferecendo mais de 2000 vagas em 2011 no Estado de Alagoas, todas com foco na indústria, uma grande oportunidade para sua entrada no mundo do trabalho.

Como fazer um dos cursos do PRONATEC?
1. Pergunte na secretaria da sua escola se ela faz parte do PRONATEC 2011 e se você pode participar.
2. Escolha um dos cursos SENAI da sua cidade.
3. Inscreva-se na sua própria escola.
4. Fique atento à divulgação do sorteio das vagas(será realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte).
5. Se contemplado, dirija-se ao SENAI com sua documentação(declaração da escola, cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência). Se você for menor de idade, precisará vir acompanhado do responsável, que também deve trazer cópia da identidade e do CPF.

Foram ofertados em Santana do Ipanema, no momento, três cursos que se realizarão na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, são esles:
1. Aplicador de Revestimento Cerâmico(construção civil) com 16 vagas.
2. Encanador Instalador Predial(construção civil) com 16 vagas.
3. Pedreiro de Alvenaria(construção civil) com 16 vagas.

FIQUEM ATENTOS PARA NOVOS CURSOS
ATENDIMENTO
(82)3223-2200

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Palestra

Dia 04 de Novembro de 2011, a Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva recebeu o engenheiro Ronaldo Lessa, ex-governador, para uma palestra. Recebemos convidados como a Escola Laura Chagas e Cepinha, com seus diretores e alunos.
Ronaldo Lessa falou da grande importância da educação como eixo estrutural para o crescimento da sociedade como um todo, da capacitação, de curso profissionalizante como saída para a inclusão, da sua experiência como líder de turma e como exemplo para o envolvimento de ações cidadãs.
Muitos fizeram perguntas, e testemunharam a satisfação em estarem participando do evento, focando a importância da Escola Pública, do ensino de qualidade e das referências que a escola Mileno tem pontuado através de décadas.
A Prefeita Drª Renilde Bulhões participou do evento, o ex-vereador Vaz questionou a importância da profissão do professor, questão salarial, uma vez que todos passam pelas mãos do professor. Professor com dedicação exclusiva, com tempo de ler, planejar, preparar aulas, etc., sem estar correndo de uma escola para outra.
A interação entre alunos e palestrante foi excelente. Focou-se a questão da segurança no complexo educacional e foram dadas sugestões para os encaminhamentos.
Agradecemos a todos que estiveram presentes e que dão sempre valiosa contribuição à educação, à formação dos nossos discentes e incentivo aos docentes.


                                                                             

domingo, 6 de novembro de 2011

Reunião Pedagógica

No dia 20 de outubro de 2011 a direção, a coordenação e os professores da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva se reuniram para tratar da seguinte pauta:

1. Texto: O Poder da União
2. Conselho de Classe: relatório
3. Notas: 1º semestre
4. Projetos
5. Excursões Pedagógicas: Serra da Barriga, Caruaru e Recife
6. Disciplina
7. Reunião de Pais
8. Planejamento
9. Incentivo aos alunos que vão fazer o ENEM
10. Compromissos
11. Biblioteca
12. Procedimentos na caderneta