segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto: Memórias do Sertão- Gente como a Gente

Como o resgate da cultura sertaneja contribuirá para o resgate da história do sertão na conteporaneidade?

A valorização do conhecimento hisórico e cultural das diversas comunidades, advinda das experiências acumuladas e das vivências cotidianas, permite fortalecer a unidade social, como ferramenta que restaura e amplia a liberdade de aprender, de descobrir e de viver. O resgate e a construção da história auxiliam o cidadão a conhecer e a desenhar sua realidade, a realidade de seus antepassados como forma de perpetuar às novas gerações.
A necessidade de encontrar respostas para atender as dúvidas postas pelas comunidades ou pelas novas gerações interessadas em edificarem  e efetivarem sua história ou melhorá- la garante a importância desse projeto, que aperfeiçoa a facilitação e construção da investigação dos fatos marcados no tempo e no espaço como paradigmas de uma época.
A formação de um comunidade coesa e politicamente autônoma passa pela valorização de sua história e preservação da identidade cultural. Os atores sociais como suas ações constroem e resconstroem modos de vida e resgistram de forma popular as características próprias desenhando assim, o painel cultural e ristórico como um todo. Portanto, a herança cultural de um povo deve formatar a compreensão e a consciência do presente, envolvendo os jovens na construção desse novo formato tornando-os côncios e responsáveis pelos resgistros escritos.
O objetivo geral desse projeto é conhecer os aspectos históricos, culturais e religiosos de cada comunidade onde se encontra inserido, resgatando-os como forma de construir a identidade dessa comunidade, valorização e efetivação de sua autoestima e afirmação de seus membros como atores que desenham a cidadania e formatando esse resgate como resgistro documentário.

Esse projeto se desenvolveu no ano letivo de 2011, com participação de todas as turmas da ESCOLA MILENO FERREIRA e o resultado das pesquisas e trabalhos desenvolvidos nas comunidades foi apresentado a comunidade no mês de janeiro de 2012. Observem as fotos desse momento.