terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gincana Estudantil 2012

 A nossa Escola promoveu pelo segundo ano a "Gincana Estudantil" em homenagem ao dia do Estudante. Foi um evento diferenciado, marcado pela participação e entusiasmo dos discentes e alegria dos docentes que os orientaram, vivenciando atividades nas quais as diversas habilidades foram fluindo por parte dos educandos: trabalho em equipe, danças, músicas, teatro, cordel e muita torcida animou a manhã e a noite de todos. A impolgação fez a turma extrapolar o horário e que incrível, ninguém reclamou!Kakakaka!!!!!! 

 Parabenizamos aos discentes pela empenho, entusiasmo, a garra nas tarefas. A todos nossa admiração, carinho e consciência de que juntos somos mais e fortes e que o conhecimento faz a diferença, como destacou Nelson Mandela, grande líder mundial "O estudo é a arma que temos para mudar o mundo". E nós acrescentamos " O conhecimento é o tesouro que ninguém nos tira, é o melhor investimento". Portanto, aos nossos educandos, façam a diferença vocês são capazes e nasceram para brilhar. E aos nossos educadores, parabéns pela orientação, uma escola aprendente busca inovar as suas práticas e entender que os avanços do século XXI, convida-nos a ampliar a visão de mundo e interagir com essa mocidade que busca realizar seus sonhos. 


  Projeto: Gincana Educativa

Dados de Identificação 

1. Escola: Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva
2. Título: Gincana Estudantil 2012
3. Abrangência: Escola e Comunidade
4. Coordenação Geral: Professores Noélia Paula, Miryan, Flaviana, Paulo André e Maria Aparecida
5. Elaboração do Projeto: Professoras Noélia Paula, Miryan e Flaviana
6. Participantes: alunos, professores, funcionários e comunidade
7. Data: 10.08.2012
8. Diretor: Professor Paulo André

Justificativa

Baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, este projeto tem o intuito de fomentar a participação de todos os segmentos nas atividades da escola, promovendo um ambiente de respeito, através do resgate de valores, de responsabilidade, companheirismo. cooperação e da construção de aprendizagem que contemplem  os quatro pilares da educação  conforme expressa o Relatório Internacional da Educação para o Século XXI da UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.

Para tanto, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do EU enquanto ser participante de uma sociedade. Com isso, faz-se necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, priorizando pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

Metodologia

A Gincana será desenvolvida no turno matutino e noturno tendo seu início as 8 horas, envolvendo alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio.

As tarefas foram formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização da Escola, participação dos segmentos escolares nas atividades promovidas.

Objetivos

-Promover a integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos em todos os momentos do processo pedagógico.
-Desenvolver atividades de interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural.
-Promover a participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas.
-Propor ações que demadem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio público.
-Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito as diferenças individuais.
-Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas.
-Promover momentos de interação e socialização no ambiente escolar.
-Promover atividades diferenciadas que levem os alunosa protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não seja necessária.
-Oferecer momentos, espaços e atividades recreativas que levem ao alcance as expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente acolhedor.

Avaliação

Será considerado satisfatório o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados. Espera-se durante o desenvolvimento da gincana relativa mudança do educando, que é a percepção dos valores morais e éticos, o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação.

Horário: 7 horas(matutino)
              19 horas(noturno)

Comissão Julgadora: Paulo André, Maria Aparecida, Eliane, Flaviana e Noélia.

Programação:
ABERTURA: Grupo do CRAS

1ª Tarefa: Apresentação dos convidados( ex-alunos)
2ª Tarefa: Cordel
3ª Tarefa: A comissão analisa o material reciclado
4ª Tarefa: Paródia
5ª Tarefa: Apresentação artística(folclore)