quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Meio Ambiente

Com o tema "O Planeta é nosso. Cuidar é preciso, abrace essa causa." a Escola Mileno Ferreira trabalhou este projeto, destacando atitudes positivas que desenvolveram a educação ambiental e despertando na comunidade a postura para o consumo consciente.

Foi trabalhando a questão do lixo, tipos e métodos de separação, confecção de lixeiras pelos alunos com material reciclável.

Os alunos do EJA sobre a orientação da Professora Edivania Aquino, efetivaram ações como fabricação de sabão a partir do óleo usado entre outros.

Os alunos dos 9º anos, sobre a orientação do Professor Lúcio Flavio trabalharam sobre o lixo, conscientização de consumo e produção do lixo e confecção de cartazes, lixeiras e proposta de lixo de merenda na cantina da escola.

Uma nova visão e postura é vivenciada após estas ações e como destaca Frijaf Capra "Sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas de uma teia completa de relacionamento." É essa teia que no chão da escola é efetivada, pois sabemos que a melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente e de todos as demais questões estruturantes perpassa pela educação. Cidadão educado ama, respeita e cuida da natureza com primor e volta-se inquietante para o descuido e agressão, defendendo e preservando o meio ambiente como um presente a oferecer as futuras gerações.











terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encerramento 1º Semestre

Encerrando o 1º Semestre de atividades a Escola promoveu uma reunião/jantar com pais e professores no dia 31 de agosto de 2012, às 19horas no recinto da Escola.
O Senhor Diretor Paulo André deu as boas vindas falando da importância do momento e da alegria de ter os pais na Escola.
A professora Myrian, socializou o resultado da enquete feita com os pais comentando as críticas, os elogios e as sugestões. Enfatizando a importância da família na questão dos "limites", "regras" e "disciplina". Focando que foram esses os pilares que as escolas que tiveram boas notas no IDEB deram como receita para uma escola de qualidade e de aprendizagem.
O professor Ivanildo Ramalho contou sua experiência como filho de professora, frisando a importância da exigência e presença dos pais na vida escolar de seus filhos.
Tivemos um grupo de alunos que daçaram o "Carimbó" com muito garbo e alegria.
Foi feito sorteio de alguns prêmios.
Professor Paulo André e a profesora Myrian agradeceram a presença de todos e convidaram para o jantar. Foi um momento proveitoso e de confraternização para todos.























Projeto

A Escola Mileno Ferreira em seu encontro pedagógico 2012 combinou trabalhar projeto por área de conhecimento e assim contemplar temas necessários e urgentes conforme a necessidade das turmas. O primeiro projeto a ser desenvolvido contemplou as turmas de ensino médio. Tema: Profissões do século XXI. A área de conhecimento contemplada foi : Ciências Humanas e suas Tecnologias(História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Os primeiros anos pesquisaram e desenvolveram o entendimento da "Qualificação Profissional", os segundos anos "Direitos Trabalhistas" e os terceiros anos "O papel de uma Empresa na Sociedade". O empenho do discente foi singular e determinante para o desenvolvimento dos trabalhos.

A Escola promoveu palestras convidando diversos pilares da sociedade para expor e debater o assunto, o que ampliou e efetivou o interesse dos nossos discentes. Os palestrantes foram: Dr. Ronaldo Medeiros, Dr. Marcos Ferreira e o jovem empreendedor Josinaldo Soares dos Santos da Associação Comercial de Santana do Ipanema. A esses que de forma primorosa contribuíram com nossa Instituição, parabenizamos pelo sucesso de suas falas e agradecemos a contribuição dada.

Aos nossos discentes que ampliaram o entendimento do tema, entederam as necessidades profissionais do nosso século, o perfil de profissional e o que a sociedade espera de cada um como cidadão consciente dos avanços desta época globalizada e do dinamismo necessário para se fazer a diferença, os nossos votos de que este projeto façam-nos abrir portas no mercado de trabalho, desempenhando suas capacidades dentro do brilhante cidadão que faz a diferença neste século tecnológico, globalizado e de inclusões.

Parabéns a todos pelo sucesso do projeto!