sábado, 2 de julho de 2011

Dicas de Estudo

01.   Escolha o seu local de estudo, que deverá ser um ambiente bem iluminado, silencioso e ventilado. Evite estudar deitado, pois dessa forma você poderá dormir.

02.   Estude as matérias vistas em cada dia de acordo com o seu horário escolar.


03.   Comece a estudar pela matéria que menos gosta, assim quando for estudar a(s) outra(s) matéria(s) que gosta mais se sentirá disposto, mesmo que esteja cansado.

04.   O medo de tirar má nota atrapalha seu estudo, portanto estude com tranqüilidade para ficar melhor e a nota virá. Caso você esteja com problemas pessoais, não se culpe por não conseguir estudar. Procure aconselhar-se com alguém, pois às vezes tornamos os problemas maiores do que eles realmente são. Lembre-se que tudo passa!


05.   Você aprenderá se interessar. Procure criar interesse. Uma pessoa inteligente descobre interesse nas tarefas mais enfadonhas. Aproxime-se do(a) (sua)seu professor(a), pois gostando dele(a) facilitará o gosto pela matéria. Procure estudar as matérias dadas pelo professor o mais cedo possível, após a aula.

06.   Não estude em sequência as matérias parecidas; uma pode atrapalhar a outra. Por exemplo, intercale português com matemática, física com história etc., a mudança de assunto é uma forma de descanso mental. Ao estudar qualquer matéria, concentre-se nela ao máximo.


07.   Faça de sua escola apenas um lugar onde você se orienta. Estudo mesmo é o que você faz por sua própria conta. Não espere que o seu professor abra a sua cabeça para colocar a matéria; o máximo que ele pode fazer é orientá-lo.

08.   Siga diariamente o seu horário de estudo obedecendo a hora marcada e só termine de estudar, quando esgotar o tempo estabelecido, mesmo que aparentemente tenha aprendido tudo. Lembre-se que com organização o tempo não é desperdiçado e podemos fazer várias atividades durante o dia.


09.   Fixe o lugar e as horas em que estuda. Estabeleça metas, deve-se estudar no mínimo 2h por dia, portanto você deverá iniciar marcando 15 minutos de estudo e progredindo com um aumento diário de 5 minutos até chegar a sua meta mínima estabelecida. Isso o ajudará a obter concentração e transformar-se-á em hábito.

10.   Durante o horário de estudo ao sentir cansaço ou desanimo, saia do local de estudo e ande um pouco, beba água, faça um lanche; marcando sempre o tempo para evitar desperdiçá-lo, pois assim você retornará com mais entusiasmo. Utilize o domingo como dia de descanso, porém é importante fazer uma revisão das aulas da segunda-feira e aproveite-o para o lazer.