quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mulher Alagoana

Dia 15 de Setembro de 2011 a Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva homenageou as mulheres guerreiras de nossa comunidade. Como não era possível homenagear a todas, foram homenageadas: Doutora Myrta Alcântara, Vereadora Josefa Eliana, Professora Marinete Cabral, Jogadora Marta, Professora Maria Aparecida Oliveira e Doutora Renilde Bulhões que não compareceu por estar em Brasília, mas a Escola aguarda-a para receber a homenagem.
A Professora Andréa Nobre leu a homenagem feita pela Professora Myriam e depois as turmas fizeram suas apresentações, o que emocionou a todos. Doutora Myrta como ex-aluna da Escola ficou muito emocionada; Vereadora Josefa Eliana destacou a importância do momento para todos; Professora Marinete Cabral ex-diretora da Escola muito emocionada agradeceu o carinho recebido, Professor Tota agradeceu em nome da Jogadora Marta.
Que todas as mulheres sintam-se homenageadas, porque ser mulher mãe, profissional, dona de casa é realmente um empenho de firmeza, dedicação e superação. A mulher é o esteio que edifica a sociedade, em todas as áreas essa guerreira está dizendo sim e fazendo acontecer. Que na sociedade a mulher faça a edificação da Civilização do Amor, amor que constrói, que resgata, que acolhe, que ilumina, que faz acontecer o projeto de Deus para a família e para o mundo como sonhou o querido e santo Papa João Paulo II.
                                                                                          Parabéns mulheres!
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MILENO FERREIRA DA SILVA
RUA GILMAR PEREIRA QUEIROZ, 600 – SANTANA DO IPANEMA – AL. CEP-57500-000. Fax. 082-3621-1706
RESOLUÇÃO: Nº 053/2006 CEE/AL; PORTARIA Nº 234/2006 D.O.E.18.04.2006.


Prezadas Homenageadas,

            Ao olharmos a história da humanidade vemos a mulher como presença marcante a fazer acontecer mudanças nessa história. A Bíblia apresenta-nos Eva que destruiu o projeto de viver no paraíso e assim levou a humanidade ao pecado original. Ester e Judith no Antigo Testamento que inteligentemente lutaram pelo seu povo, e Maria no Novo Testamento que disse sim ao projeto de Deus para salvar a humanidade e assim resgatar e conduzir o homem aos braços de Deus.
            Nas diversas épocas na sociedade a mulher tem lutado e marcado presença para que novos rumos tenha a vida nessa sociedade. Nos mais diferentes setores têm a mulher sido guerreira, brava, otimista, sem se deixar  abater. Mulher mãe, esposa, profissional, amiga, eis o retrato que  a mulher tem desenhado em todas as épocas e mais fortemente no século XX e XXI.
            Na educação nas diversas décadas tem sido a mulher presença transformadora e construtora de novos caminhos. Todos confiam e acreditam nessa  presença transformadora.
            São as mulheres que nas diferentes épocas são incentivadas pelos Santos Padres, eles confiam em nós como alicerces das famílias e educadoras da paz. Nós mulheres somos a metade da imensa família humana. Por isso o concílio Vaticano disse: “Chegou a hora em que a mulher adquire na sociedade um influxo, um esplendor e um poder jamais atingido até agora.” E assim a história está repleta de biografias de mulheres que foram esplendores e exerceram o poder de transformação para uma sociedade melhor. Marcaram e marcam presença seja com o seu sorriso, seja com a sua força intelectual e sua dedicação na religião, política, artes, economia, educação, esporte, música, literatura, etc.
            Orgulhamo-nos de hoje estar homenageando-as como mulheres guerreiras, alagoanas e santanenses de fé e fortaleza, mulheres  educadoras e construtoras de uma sociedade melhor.
            Dr.ª Renilde, ex-professora deste casarão, mostra-nos através de sua história de vida que é possível sonhar e construir esse sonho. Deixou Santana para estudar medicina, voltou como médica e hoje administra o nosso município. Lembro aqui um fato da Senhora sua mãe, outro exemplo de vida. Que quando estudante não tendo como comprar os livros, tomava-os emprestado e copiava-os em cadernos e zelava-os com muito carinho e assim sendo professora educou e formou todos os filhos.
            Professora Marinete, foi a minha primeira chefe, lembra? Quando vim do sítio para fazer faculdade trabalhei com você no departamento. Sempre admirei sua calma, sua paciência, seu sorriso amigo.
            Vereadora Eliana, ex-aluna desta escola, batalhadora, tranquila, com seu jeito meigo de cativar.
            Drª Myrta,médica dedicada,que a todos atende com simplicidade e atenção ímpar.Mulher mãe,profissional e amiga,prestando a comunidade seus serviços de pediatra com seriedade e profissionalismo.
            Jogadora Marta, que vencendo as barreiras e limites de criança pobre projeta-se mundialmente levando o nome de Alagoas e mostrando aos  jovens que é possível não deixar a pobreza sufocar o talento, ter firmeza e vontade de lutar transformando o impossível em possível.
            Professora Aparecida, presença constante na história do Mileno Ferreira, exemplo de dedicação e responsabilidade.
            Que nós, professores, nossos alunos, os que fazem esta escola, diante da história de vida de vocês, acreditemos que o impossível acontece quando Deus é o nosso ideal, quando fazemos acontecer e quando nos doamos com otimismo e fé. Quantas pedras no caminho? Quantas noites de desalento? Quantas nuvens escuras se formaram sobre suas cabeças? Só vocês sabem responder. Não importa! Vocês aqui estão como exemplos de santanenses e alagoanos de garra, mulheres sertanejas de fibra, dizendo-nos através de suas vidas que a educação, o trabalho, a fé dignificam, enobrecem e fazem jovens, as pessoas que aprendem a viver e conviver com as adversidades da vida!
            A todas vocês, os parabéns da nossa escola, de todos que a formam e particularmente um grande abraço a todas.


“Não sou feminista
Não sou machista
Não sou preconceituosa
Não sou ignorante.
Sou guerreira,
Brasileira ou estrangeira
Chame do que quiser
Sou fortaleza, sou
Beleza...
Sou mulher!”
                                      (Flávia Simplício)
                                                                                                                                                                               Profª  Maria Myrian Vieira Damasceno