quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Meio Ambiente

Com o tema "O Planeta é nosso. Cuidar é preciso, abrace essa causa." a Escola Mileno Ferreira trabalhou este projeto, destacando atitudes positivas que desenvolveram a educação ambiental e despertando na comunidade a postura para o consumo consciente.

Foi trabalhando a questão do lixo, tipos e métodos de separação, confecção de lixeiras pelos alunos com material reciclável.

Os alunos do EJA sobre a orientação da Professora Edivania Aquino, efetivaram ações como fabricação de sabão a partir do óleo usado entre outros.

Os alunos dos 9º anos, sobre a orientação do Professor Lúcio Flavio trabalharam sobre o lixo, conscientização de consumo e produção do lixo e confecção de cartazes, lixeiras e proposta de lixo de merenda na cantina da escola.

Uma nova visão e postura é vivenciada após estas ações e como destaca Frijaf Capra "Sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas de uma teia completa de relacionamento." É essa teia que no chão da escola é efetivada, pois sabemos que a melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente e de todos as demais questões estruturantes perpassa pela educação. Cidadão educado ama, respeita e cuida da natureza com primor e volta-se inquietante para o descuido e agressão, defendendo e preservando o meio ambiente como um presente a oferecer as futuras gerações.