quarta-feira, 2 de março de 2011

Começa a I Jornada Pedagógica de 2011!

Hoje, teve início a primeira jornada pedagógica de 2011, que se estenderá tratando de temas relacionados ao tema central: Foco na Aprendizagem, até a próxima sexta-feira. Na próxima semana, teremos dois dias de planejamento coletivo.







No final do primeiro dia, houve um sorteio entre os presentes, cuja ganhadora foi a Professora Myriam, que atua no apoio pedagógico da Escola.


Um dos textos utilizados:

A escola pública com o foco na aprendizagem
Luciene Urbano

Quando uma escola elege como principal meta a melhoria no processo ensino-aprendizagem ela passa por muitos conflitos internos, principalmente quando se trata de escola pública.Apontar como objetivo principal aprendizagem de qualidade significa dizer que ocorrerá mudanças no interior da escola em todos os sentidos. Todas as ações desta instituição educacional deverão estar voltadas para este objetivo: o pensar, o agir e o olhar terão um novo foco.
Há algumas condições essenciais para a implementação de um processo de ensino–aprendizagem que vise à qualidade. Condições estas que muitas vezes parecem óbvias mas de fato são de difícel operacionalidade, a exemplo do cumprimento dos duzentos dias letivos, do direito ao tempo pedagógico diário, do direito a aula de qualidade; estes são alguns dos muitos direitos determinados por Lei que na prática não são cumpridos.

A discussão a cerca da qualidade dos serviços públicos oferecidos a população e da educação, em especial, precisa está na ordem do dia.

A população não pode continuar adormecida, pois esta atitude é um reforço positivo para a situação de negligência a qual se encontra os serviços públicos. Não é concebível que em pleno meio do ano letivo algumas escolas ainda estejam com o quadro de professores incompleto.

Os pais precisam tomar pé do que ocorre na escola, se envolver no cotidiano escolar, exigir a garantia do direito à educação de qualidade para seus filhos.

A mudança só ocorre de fato quando há o desejo, a convicção e a disposição coletiva. É necessário que o aluno, os pais, os professores, os funcionários e a direção estejam convencidos que a mudança é necessária e estejam determinados a promovê-la.

Há alguns vícios que dominam as escolas públicas que estão inclusos entre os fatores que impedem as mudanças. Estes vícios fazem com que as escolas fujam do seu principal objetivo que é a aprendizagem.

O aluno, no geral, está preocupado apenas em adquirir o diploma sem fazer esforço. A aprendizagem não tem a menor importância. Para ele melhor que aprender é adquirir a nota para passar de ano.

Esta situação de alienação do aluno é cômoda para o professor, pois o aluno que não tem consciência do seu papel na escola não vai exigir do professor e da instituição escolar qualidade do ensino. Esta é uma cultura que precisa ser repensada quando se quer fazer uma educação de qualidade.

A luta para romper com estes vícios causa muitos conflitos na escola. Nesta luta os setores mais resistentes são os professores e os alunos.

A batalha em defesa da educação pública de qualidade deve ser abraçada por todos, usuários da escola pública ou não, pois ela é paga pela população através dos impostos. Por isto, todos nós, no exercício da nossa cidadania, devemos lutar pela garantia da efetivação do direito a educação de qualidade.
Luciene Urbano é Diretora da E.E. Dom Nivaldo Monte – Parnamirim/RN
http://blogdocarlosgomes.blogspot.com


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