quinta-feira, 3 de março de 2011

A Jornada continua...

Neste segundo dia, foram debatidos vários temas relacionados à Educação. Alguns textos, sugeridos pela coordenadora pedagógica Andréa Brandão, foram distribuídos entre os participantes, que discutiram e apresentaram posteriormente ao grande grupo, tendo a coordenadora como mediadora das discussões.


A Professora Adriana Paula, da área de Linguagens apresentou o tema: Que gramáticas existem?Para isso, teve como texto de apoio os dois primeiros capítulos do livro: Muito além da Gramática: por um ensino de lín guas sem pedras no caminho, de André Antunes. Algumas de suas conclusões é que a gramática faz parte da Línmgua independente de sua formalidade e a Língua é aprendida naturalmente, ficando a cargo da Escola ampliar esseconhecimento.



O professor Luis Santos, que está chegando este ano à Escola, apresnetou o tema O ato de avaliar na atuação docente. Este tema é um dos capítulos do livro de mesmo nome das autoras santanenses Maria Aparecida S. Santos e Cícera Gomes Silva, conhecidas e prestigiadas colegas da maioria dos presentes. Uma de suas conclusões é que todas as produções discentes devem ser valorizadas durante o processo de ensino-aprendizagem.


As professoras Ivaneide e Edneide Gomes (aniversariante do dia), apresentaram o tema Tarefas atuais da Educação. Para esta discussão foi sugerido o texto de Márcio Magalhães Fontoura, no livro A relação entre Professor e Aluno, da WAK Editora.


Os professores Eliane Maria (História) e José Maria (Geografia) apresentaram o texto de Paola Gentile (ed. Moderna): Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática e Geografia. Concluíram, dentre outras questões, que os professores devem trabalhar as teorias vinculadas à realidade do aluno.


Os professores da área de exatas Andréa Nobre, Paulo André, Washington e Fabiano apresentaram o tema Processo de ensino e aprendizagem da matemática. Para esse tema foi sugerido texto de Roberto Giancaterino, no livro  A Matemática sem rituais.


 Os temas Didática simples e eficiente e Como esta nova geração aprende são títulos de dois capítulos do livro: Professor, você não é um coitadinho!, de Hamilton Weneck e serviram como base para as reflexões apresentadas pelo Prof. Israel Gomes (Biologia).  Segundo suas conclusões, exercícios são tarefas fáceis e repetitivas e portanto podem ser passadas para casa, enquanto que problemas devem ser solucionados em sala de aula. Além disso, concluiu que cada aluno aprende em seu tempo necessitando para isso que os conteúdos sejam ressignificados.


 As professoras Flaviana e Myriam (do apoio pedagógico), junto a Maria Aparecida (diretora adjunta) trouxeram a reflexão apresentada por Natal L. Roque Fernandes, em seu livro Professores e Computadores: Navegar é preciso!, com o tema Conhecimentos e Competências: elementos dos saberes docentes.






Para encerrar, foi lido o texto "Jogue fora suas batatas", de autor desconhecido e feita uam breve reflexão entre os presentes. Logo após foi realizado mais um sorteio cujo ganhador foi o Professor Washington.





JOGUE FORA SUAS BATATAS


Um professor pediu aos alunos que levassem sacola com batatas para sala de aula.

Solicitou que separassem uma batata para cada pessoa que os magoara ou que de alguma forma os fizesse sofrer.

Então escreverem o nome da pessoa na batata e a colocassem dentro da sacola.
Eles começaram a pensar, e foram lembrando uma a uma....
Algumas sacolas ficaram muito pesadas.

A tarefa seguinte consistia em, durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para onde quer que fossem.

Com o tempo as batatas foram deteriorando.
Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro.

Além disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.

E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.

Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Vamos lá jogue suas batatas fora e sorria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário