quarta-feira, 9 de março de 2011

Regras da boa convivência na Escola


Início de Ano Letivo, hora de rever algumas regrinhas que garatem uma boa convivência entre os atores principais da Jornada Escolar:

Aluno:

- Prepare seus materiais para a aula, com antecedência. A organização prévia é uma forma de não esquecer os materiais, trabalhos e tarefas de casa.
- Seja um aluno participativo nas aulas. Dessa forma você reflete sobre os conteúdos vistos, criando consciência crítica e desenvolvendo sua forma de se comunicar. Quando você não entender alguma coisa, pergunte ao professor. Mais do que um direito, perguntar é um dever.
- Raros são os alunos que aprendem sem estudar. Se você não for um desses superdotados, estude. Nâo há outro jeito de prender.
- Estude todos os dias, revise as matérias das aulas assistidas,. Reserve pelo menos quinze minutos por matéria. Dessa forma você fixa melhor os conteúdos vistos no dia. Se deixar para o dia da avaliação, o aprendizado será mais difícil.
- Faça todas as tarefas de casa, bem como exercícios complementares. A mente funciona melhor quando é estimulada. A ociosidade torna o cérebro lento e preguiçoso.
- Entregue os trabalhos nos dias marcados pelos professores. Agende suas obrigações e cumpra com elas, mostrando responsabilidade e compromisso.
- Seja líder, dê ideias que visem maior comprometimento e envolvimento dos alunos. Dessa forma você estará mantendo um bom contato social com os professores.
- Compartilhe seus conhecimentos com colegas que apresentam alguma dificuldade. Quando você explica um conteúdo para alguém está fazendo uma revisão do mesmo e reforçando o seu aprendizado.
- Não se preocupe em ser o primeiro da classe. O importante é aprender. A classificação é mera consequência.
- Após as provas, esclareça as dúvidas das questões que não conseguiu resolver. Dessa forma você eliminará os exercícios nos quais não obteve sucesso.
- Não use meios fraudulentos nas avaliações. Estará enganando a si mesmo e mais tarde sentirá falta desse conhecimento não assimilado.
- Um dos mais belos sentimentos de gratidão é o reconhecimento do aluno pelo professor que lhe deu oportunidade de aprender.


Professor:
- Aprimorar o educando como pessoa humana – A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mas povoado de corações, de dores, incertezas e inquietações humanas.
- Preparar o educando para o exercício da cidadania – Se de um lado, primordialmente, devemos ter como grande finalidade do nosso magistério o ministério de fazer o bem às pessoas, fazer o bem é preparar nosso para o exercício exemplar e pleno da cidadania.
- Construir uma escola democrática – A gestão democrática é a palavra de ordem na administração das escolas. Os educadores que atuarão no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio em que não arredam pé, não abrem mão.
- Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho - eqüivale a dizer a oferecer instrumentos para dar respostas, não acabadas ( porque a vida é processo inacabado) às novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente o novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade. 
- Fortalecer a solidariedade humana – É papel da escola favorecer a solidariedade, mas não a solidariedade de ocasião, que nasce de uma catástrofe, mas do laço recíproco e cotidiano e de amor entre as pessoas. 
- Fortalecer a tolerância recíproca – Um dos mais importantes princípios de quem ensina e trabalha com crianças, jovens e adultos é o da tolerância, sem o qual todo magistério perde o sentido de ministério, de adesão aos processos de formação do educando. - Zelar pela aprendizagem dos alunos – Muitos de nós professores, principalmente os do magistério da educação escolar, acreditam que o importante, em sala de aula, é o instruir bem, o que pode ser traduzido, ter domínio de conhecimento da matéria que ministra aula. Se o aluno fracassa, a escola também fracassou.
- Colaborar com a articulação da escola com a família – O professor do novo milênio deve ter em mente que o profissional de ensino não é mais pedestal, dono da verdade, representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. Articular-se com as famílias é a primeira missão dos docentes, inclusive para contornar situações desafiadoras em sala de aula.
- Participar ativamente da proposta pedagógica da escola – A proposta pedagógica não deve ser exclusividade dos diretores da escola. Cabe ao professor participar do processo de elaboração da proposta pedagógica da escola até mesmo para definir de forma clara os grandes objetivos da escola para seus educandos.
- Respeitar as diferenças – Se de um lado, devemos levantar a bandeira da tolerância, como um dos princípios do ensino, o respeito às diferenças conjuga-se com esse princípio, de modo a favorecer a unidade na diversidade, a semelhança na dessemelhança.

 




Contribuição: Professora Claudete
Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/
           http://pedagogia.tripod.com/decalogo.htm