sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EU SÓ NÃO SEI “ISPAIÁ” NA CARA!


Reunidos estivemos neste final de semana, no III Encontro de Casais com Cristo (ECC). Trata-se de um movimento da igreja católica que visa reavivar, reacender, o amor no seio das famílias católicas, a partir do encontro entre casais, num verdadeiro encontro com Cristo Eucarístico. Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro ocorre na Escola Estadual Maria Laura de Assis. Com duração de três dias, tem seu encerramento no domingo, culminado com a celebração da santa missa.
O padre Adauto Alves Vieira, pároco da paróquia de Nossa Senhora Santana, incentivador do movimento, trouxe-nos da paróquia de Palmeira dos índios. Foi o celebrante da missa de encerramento no domingo. Sua brilhante homilia vem nos inteirar mais e mais de como o mês de junho é realmente um mês culminado de comemorações importantes para a cristandade. A exemplo de Pentecostes, festa que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria Santíssima.
Coincidência a parte este domingo, traz no breviário litúrgico o dia da Santíssima Trindade, ou seja começamos a semana com o dia das três Pessoas de Deus: Deus Pai; Deus Filho e Deus Espírito Santo. Naquele cair de tarde início de noite, o padre vem-nos dar a conhecer melhor sobre este mistério, de como um só Deus, não sendo matematicamente dividido, mas pessoas divinas possuidoras todas as três, do mesmo poder. É mistério!
Desde jovem ouvi uma história na catequese, que Santo Augustinho de Hipona, meditando sobre o mistério da Santíssima trindade, passeava nas areias da praia, quando viu uma criança recolhendo numa concha, água do mar e a colocava num buraco que fizera na areia. O santo aproximando-se teria perguntado ao pequeno o que ele fazia. Ao obter como resposta, que estaria à colocar toda a água do mar naquela pequena cova no chão, o santo teria dito que tal façanha seria impossível de concretizar. Ao que a criança responderia:
-Será mais fácil eu colocar toda a água do mar neste buraco do que você entender o mistério da Santíssima Trindade.
Dizem que logo em seguida o menino - naturalmente um anjo - teria desaparecido. Ainda sobre a retórica do padre Adauto, dizia o mesmo, que certo padre, que um dia fora seu professor de Latim, hoje seu amigo. Designado pra determinada paróquia no nosso sertão, estaria a preparar um casal de matutos pra o sacramento do matrimônio. E o pároco teria perguntado ao noivo:
-O senhor conhece as três Pessoas de Deus? A Santíssima Trindade?
-Eu sei sim seu padre. Eu só não sei “ispaiá” na cara!


Fabio Campos  (25.11.2011)     20/06/2011No Maltanet