sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PORTUGUÊS VEIO HOJE?


PORTUGUÊS VEIO HOJE?

Visitando a sessão de fotos deste portal, o coração transbordante de saudades, vamos  recordando tempos passados em nossa cidade. Momentos muito bons, ao rever fotos de pessoas do convívio, da nossa infância e juventude.
De uma só “olhada” vemos na tela do micro, figuras de tanta importância na construção de nossa educação, na formação moral e pessoal. Pelo exemplo que deram de seres humanos íntegros, e quanto contribuíram na formação de tantos, que hoje atuam nos mais diversos meios sociais. Algumas dessas pessoas já não estão entre nós, já partiram. Muito embora, em vão não passaram na terra, deixaram seu legado, como exemplos de amor de dedicação, de doação ao próximo.

Estão lá: Professora Maria Laura Chagas de Assis, professora Maria Eunice Noya, professor Gilson Vilela, Dona Cita Aquino, mãe de Raimundo Aquino ( a quanto tempo não nos vemos!).
Estamos realizando pesquisa sobre nossos antigos professores do Grupo Escolar Padre Francisco Correia, para um trabalho de conclusão de curso (TCC). Se você estudou no Grupo Escolar Padre Francisco Correia, entre 1966 e 1971, com certeza fomos colegas de escola. Caso queira nos ajudar, se tem consigo, fotos antiga da escola, ou das professoras, ou sua com nossos colegas, envie pro portal maltanet. Esse acervo muito nos servirá para compor nosso trabalho. Ficaremos por demais agradecidos.

Estas foram do meu tempo: Dona Marinita Peixoto Noya diretora; depois Dona Carmem Azevedo. As professoras: D. Araci de Melo Carvalho, D. Terezinha Carvalho, D. Jarina Carvalho, D. Dione Aquino, D. Marinalva Cirilo, D. Maria de Dota, D. Márcia Telma, D. Laura Chagas, D. Geilsa, D. Vanda e Valdice Rêgo, D. Helena Chagas, D. Maria de Lourdes, D. Marlene Falcão, D. Terezinha Simões, D. Maria Vieira.

Esta última perdemos recentemente. Qual não foi minha surpresa, ao chegar ao velório do amigo “Cuca” o vigilante Pedro Marinho de Lira, ficamos sabendo que naquele mesmo local, estava sendo velado, o corpo da nossa querida professora de infância Maria Vieira, que perda irreparável! Um dia depois eu estaria aniversariando.

Lamento profundamente o que vejo acontecer hoje em dia nas escolas. Um distanciamento muito grande entre professores e alunos, já não existe mais aquele respeito mútuo que tínhamos as nossas professoras. Propositadamente antecedi a cada nome que citei a cima, o pronome de tratamento “Dona”, demonstração do quanto respeitávamos e ainda hoje respeitamos nossas mestras.

Quando um aluno questiona-me o porquê de fazermos a chamada pelo nome, e não pelo número, pois assim seria mais prático. Respondo-lhe: É porque você tem um nome! Você não é um número...
Com tristeza imensa no coração, que vai se revelar nos olhos, presencio alunos de hoje em dia, dirigir-se aos coordenadores pra perguntar, se determinado professor ou professora veio à escola, numa esperança que não tenham vindo, pra não assistir aulas. Inconsciente e inconsequentemente, acabam utilizando vício de linguagem, a Metonímia, “o emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou possibilidade de associação entre eles(wikipedia)”. Caso queiram saber se a professora da língua Portuguesa chegou: Perguntam assim:
-Português veio hoje?
*Fabio Campos 25/11/2011 *É Professor.