sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOVO ENEM DE NOVO.

Já estou convencido que por trás do Exame Nacional do Ensino Médio, exista uma grande máfia, tentando provar que este método de avaliação e falho, inadequado etc. Não meu caro! Não é que eu ande assistindo filme de espionagem demais. O problema é que, os que se locupletam com a indústria do vestibular, dos cursinhos e coisa e tal, não querem de forma nenhuma perder a mamata. Daí tentarem, através de sabotagem, provar que o exame e fraudulento e sem idoneidade.
Consideremos que, o que devia realmente prevalecer, seria a aprendizagem adquirida ao longo do período que o estudante frequentou a escola, e não num exame apenas. Questões de interpretação de texto são absolutamente inadequadas, ineficazes. Interpretação é coisa muito relativa e individual, cada pessoa vê o mundo de uma forma só sua. Lembro de uma vez que um escritor comentou numa entrevista sobre a poesia “José” de Carlos Drummond de Andrade. Numa outra ocasião o próprio Drummond negaria categoricamente que quisesse dizer aquilo que fora comentado pelo colega. Também Caetano Veloso negaria o que alguém do meio teria comentado a respeito de alguns versos de “Sampa”.
Não queiramos também, cair no ridículo de queremos exames com questões do tipo que fez determinada Universidade nordestina, contava o humorista Espanta:
1)      O Brasil foi descoberto por Pedro Alvares Ca...
a)      bral
b)      brel
c)       bril
d)      brol
2)      Quem descobriu a América foi Cristovão Co...
a)      Lombo
b)      Maminha
c)       Alcatra
d)      Filé
Estávamos fiscal do Enem deste ano. Enquanto aguardávamos o momento da aplicação, professor Geraldo se aproxima, e quer saber de uma colega, com quem a mesma teria sido designada para ficar na sala:
-Quem é tua pareia?
Retrucamos:
-Pareia é pra dançar forró!
-Com quem forma dupla?
-Aí é pra jogar vôlei de praia!
-Quem é seu parceiro?
-Nesse caso é pra relação sexual!
Só lhe restou perguntar assim:
-Então é quem com quem?
Fabio Campos 26.10.2011