sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUER PASSAR NO VESTIBULAR?...

 
Estou determinado.  Se minhas duas filhas Monaly e Juliana, passarem no exame vestibular da UNEAL,  a qual se submeteram neste final de semana, raspo a cabeça! Isso para demonstrar o quanto ficarei feliz por elas. Também por expiação, pelo meu acomodamento e atraso. Pois estarão adiantadas em relação ao pai, no mínimo uns trinta anos!
Vestibular foi reportagem de capa da revista “Carta na Escola” edição nº 58 deste mês ( agosto de 2011), o repórter Tory Oliveira deu um mergulho no anais da história dos vestibulares e relata:
“Vestibular cem anos após a criação, a prova tornou-se porta de entrada para o Ensino Superior e passou a determinar a formatação dos currículos escolares. Criado em 1911 pelo ministro da Justiça e Negócios Interiores Rivaldávia Corrêa, o vestibular nasceu da Lei Orgânica do Ensino Superior(...) uma maratona de questões de múltipla escolha que exigiam que o estudante dominasse, uma quantidade imensa de informações e detalhes sobre todo o conteúdo supostamente aprendido durante o Ensino Médio. “
A reportagem de cinco páginas traz informações pra quem quer entender a logística do concurso. Opiniões de especialista, e das instituições mais importantes do país que lidam com esse processo seletivo para ingresso ao ensino superior.
Quem assiste o Talk-show das madrugadas Programa do Jô Soares, diverte-se quando ele dá de iniciar contando as baboseiras colocadas nas redações dos candidatos aos vestibulares da vida. Citava;
“Chego a conclusão que não devemos ser egoístas! Devemos tratar o mundo e as pessoas de forma muito individualista...”
O Serumano... (queria dizer o Ser humano)
Agente não deve... (queria dizer a gente)
 Voltando aqui pra nossa realidade. Fomos encontrar noutro ano, em que fomos fiscais do vestibular, nosso amigo Paulo “fura-Pinico” candidato ao vestibular. Teria ido prestar a prova de paletó, com um broche do brasão da República do Brasil na lapela. Portando sua inseparável mala tipo 007 preta, pesada, e que não tinha mais tamanho. Afobado procurava a sala onde ia prestar a prova. Descobrimos que o mesmo havia assinalado, ser portador de algum tipo de deficiência. Iria ficar na sala dos Especiais. Daí procuramos averiguar qual seria sua deficiência,  visível não era possível identificar nenhuma.
-Paulo qual é sua deficiência? Física?  Mental ou Visual?
-É monetária meu amigo.
E mais, só aceitou fazer a prova numa sala com ar condicionado! Cobrando o tempo inteiro dos fiscais, cafezinho, água gelada e que cuidassem de sua mala sempre que ia ao banheiro.
*Detalhe: No item ; “Informe o seu endereço eletrônico”, Paulo colocou o endereço da sua oficina onde conserta aparelhos eletrônicos avariados na antiga Rua do Fedor próximo ao cabaré. 

Fabio Campos 24/08/2011 No fabiosoarescampos.blogspot,com Conto inédito NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO (Apocalipse 12)